Como aumentar o tráfego no seu site com 05 técnicas infalíveis!

O tráfego é, sem dúvida alguma, um dos fatores determinantes para o sucesso ou o completo fracasso de um site. Por isso, o que todos queremos dia-após-dia é buscar maneiras de como aumentar o tráfego no seu site.

Afinal de contas, é o tráfego que fará com que atinjamos nossos objetivos na rede.

Sejam estes objetivos de vendas diretas e indiretas, brading ou simplesmente a divulgação de um ideal ou ideologia.

Mas, como fazer isso? Como aumentar o tráfego no seu site?

Foi pensando nessas perguntas cada vez mais pertinentes, que resolvi criar este artigo com 05 técnicas infalíveis para você.

Nas linhas abaixo você irá aprender 05 estratégias de como aumentar o tráfego no seu site.

Desta forma irá melhorar seus resultados digitais lhe colocando clique após clique, mais próximo do seu objetivo.

Preparado? Então adicione este artigo aos seus favoritos, teclando CTRL + D.

Assim você pode voltar aqui e relê-lo quantas vezes forem necessárias, até conseguir conquistar a sua audiência!

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos No Facebook

1) Como aumentar o tráfego no seu site – Potencial da palavra-chave

Potencial da palavra-chave

Potencial da palavra-chave

Antes mesmo de criar um artigo que deverá, obrigatoriamente, gerar tráfego é preciso planejar em como iremos fazer isso.

Afinal de contas, é melhor errar no planejamento, do que na posterior execução.

E a melhor maneira de saber se ele irá cumprir com a sua obrigação de como gerar tráfego no seu site é utilizando uma ferramenta gratuita chamada Keyword Planner, um aplicativo interno oferecido pelo Google AdWords.

Com ela, você irá descobrir se existe uma procura interessante para determinada palavra-chave.

Isso leva um aumento das chances de escrever algo que – de fato – irá ser lido.

Além disso, o Keyword Planner vai lhe ajudar também indicando palavras-chaves relacionadas com o termo que você escolheu.

Assim, tudo que você tem de fazer é ver se outra palavra-chave semelhante não possui mais busca, se for o caso basta substituir a sua palavra-chave (sem perder o tema do conteúdo).

Caso contrário, basta inserir as palavras-chaves semelhantes ao longo do artigo, o que chamamos de palavras-chaves secundárias.

Ou seja, se você iria ranquear somente para “Restaurantes em Ribeirão Preto”, que possui 15 mil buscas mensais, pode ranquear também para “Restaurantes em RP” e “Restaurantes no centro de RP”, indo de 15 mil para 70 mil buscas mensais.

Em suma, automaticamente você irá aumentar o público atingido com seu artigo, melhorando por consequência o seu tráfego.

2) Como aumentar o tráfego no seu site – Analise a concorrência

Analisando a Concorrência

Analisando a Concorrência

Uma vez decidida as palavras-chaves que irá utilizar em seu artigo, é hora de partir para a análise da concorrência, que é tão importante quanto escolher bem um termo de busca.

Esse processo é muito simples, basta pesquisar pela sua palavra-chave no Google. Então, com os resultados em sua tela, é hora de estudar o que cada um destes sites está fazendo, e isso deve ser feito em duas etapas.

Na primeira etapa, você deve analisar os fatores externos (SEO Off Page) que fizeram com que estes artigos estivessem na primeira página do Google. Aqui, é importante você levar em conta 03 pontos:

      I. Título

Note que o título da sua concorrência possui a palavra-chave. Se não for o caso, automaticamente eles abriram uma brecha para você ranquear melhor que eles, no SEO Off Page.

       II.  Texto âncora ou Meta Descrição

Observe como está escrito o texto âncora dos artigos e, claro, verifique se os mesmos possuem a palavra-chave e uma frase que chame a atenção do leitor.

Se não for o caso, aí está outro fator que você deve utilizar a seu favor.

        III. URL

Verifique que seus concorrentes possuem a palavra-chave na URL do artigo, caso contrário, aí está outro ponto a seu favor.

Conferido estes 03 pontos específicos, você deverá fazer o que sua concorrência está deixando de fazer e repetir o que ela está fazendo certo.

Em suma, você deve melhorar o trabalho do seu concorrente, em seu artigo.

Passada a primeira etapa, é hora de averiguar como eles tão trabalhando na parte interna (SEO On Page).

Para isso, você deve acessar o site do seu concorrente e observar tudo de maneira crítica.

Veja como ele dispõem o seu conteúdo, a fonte utilzada, se utiliza ou não imagens, qual a qualidade dessas imagens, a quantidade, se utiliza mídias alternativas como vídeos, áudios e assim por diante.

Analisando todos estes fatores, você certamente já terá em mente quais são os erros e acertos do seu concorrente. Então, mais uma vez, basta replicar os acertos e consertar os erros.

Automaticamente, você irá criar um artigo matador, melhor que o do seu concorrente. Ou seja, irá ranquear melhor e gerar mais tráfego.

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos No Twitter

03) Como aumentar o tráfego no seu site – Títulos

Títulos

Títulos

Como vimos no tópico acima, o título é uma parte extremamente importante para o SEO.

Ele – além de conter a palavra-chave que indica ao buscador qual o assunto do artigo – ainda serve para prender a atenção do usuário.

Sendo assim, é preciso criar um título em que as pessoas, realmente, queiram clicar.

Caso contrário, você pode oferecer o melhor conteúdo do mundo, que ele nunca será lido.

E, para criar esses títulos que convertem cliques, a melhor técnica que eu aprendi ao longo deste tempo de atuação no Marketing Digital é o método dos 4U’s.

Vamos a explicação!!!

         # Útil: Primeiramente, garanta que seu título mostre ao leitor que o artigo lhe será útil para alguma coisa. Ou seja, ele terá a resolução de um problema eminente em seu nicho.

       # Urgência: Depois, é importante que ele crie uma sensação de urgência, de algo que precisa ser resolvido imediatamente, como por exemplo “Fatos pouco conhecidos que podem[…]

Esse tipo de frase faz com que o usuário queira saber agora dos fatos, antes de todo mundo, a fim de sair na frente da concorrência.

       # Único: O terceiro U é o de Único, portanto, é preciso que seu título transmita a ideia de que seu conteúdo é único, que ninguém mais possui estas dicas e, por isso, ele só encontrará no seu site.

        # Ultra-específico: Procure fazer com que o leitor acredite que o artigo foi feito única e exclusivamente para ele. Ou seja, crie um título específico para a sua persona.

Bem, apesar de ser somente quatro regras, parece ser muita coisa para se colocar em prática.

Para facilitar um pouco o entendimento, separei alguns exemplos que foram criados com está técnica (veja como eles são cativantes):

      ->07 Sinais de que seu relacionamento está afundando” [Palavra-chave “relacionamento afundando”].

      ->A verdade que nunca lhe contaram sobre a bolsa de valores” [Palavra-chave “Bolsa de Valores”].

      ->05 fatos poucos conhecidos que podem afetar o seu negócio” [Palavra-chave “negócio”].

      ->10 erros sobre marketing pessoal que te fazem parecer um idiota” [Palavra-chave “Marketing pessoal”].

04) Como aumentar o tráfego no seu site – Links Externos

Links Externos

Links Externos

Acima, mencionei alguns termos como SEO On Page e Off Page.

Mas, você sabe o que é isso?

O SEO é, como a sigla sugere (Search Engine Optimization), a otimização de uma página para os motores de busca.

Ou seja, trata-se do trabalho feito dentro de um artigo ou conteúdo específico, afim de facilitar o trabalho dos motores de busca (Google, Bing, etc) para encontrar o seu site, colocando-o nas primeiras páginas.

Como você pode ver, isso é de fundamental importância.

Portanto, além de estar atento aos fatores que mencionei acima (Título, Texto Âncora e URL), é preciso dedicar algum trabalho a outros fatores essenciais no SEO.

E um destes fatores são os links internos e externos, um trabalho conhecido como “link building”.

Neste trabalho, você irá inserir links para o seu artigo nos mais diversos artigos e fóruns, tanto em seu blog quanto em plataformas externas.

Estes links são importantes porque o Google os interpreta como se fosse uma prova social, ou melhor, uma indicação.

Toda vez que seu link aparece em algum lugar, tanto do seu site quanto de outros sites, para o Google é como se alguém dissesse “Olha, esse cara entende de determinado assunto”.

Isso ajuda muito na hora de ranquear bem um artigo, a fim de gerar mais tráfego para o seu site.

O problema é que, conseguir links dentro do seu próprio site é tranquilo. Afinal de contas, é só achar artigos que tenham alguma coisa a ver com outro e linkar ambos.

Porém, é difícil e – justamente por isso – que o Google mais leva em consideração, são os links externos. Ou seja, quantas vezes o seu link é citado em outros sites e blogs.

Então qual é a melhor maneira de se consegui links externos?

A melhor maneira de se conseguir links consistentes em outros sites é, de fato, interagindo com outros empreendedores digitais e blogueiros, fazendo amizade e conseguindo com que eles insiram seu link em seus sites.

Porém, existem outras maneiras de se fazer um bom trabalho de link building externo. E o primeiro passo é passar a participar de fóruns.

Você precisa interagir com os demais usuários, responder suas questões e, quando possível, inserir um link para um conteúdo seu.

Outra opção, também, é criar um conteúdo de qualidade, que realmente agregue algum valor para o público-alvo.

Dessa maneira, é possível que outros sites e blogs citem o seu conteúdo, colocando um link, como algo que vale a pena ser lido.

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos No Google+

05) Como aumentar o tráfego no seu site – Conteúdo de qualidade

como aumentar o tráfego no seu site

Falando em conteúdo de qualidade, olha ele aqui.

Sim, oferecer um conteúdo de qualidade, que resolva um problema do seu target e que, principalmente, agregue algum valor verdadeiro para a sua audiência, é fundamental para aumentar o tráfego em seu site.

Quando você cria um conteúdo de qualidade, cria-se uma audiência permanente e não gera, um acesso único.

Essa audiência é a que voltará diariamente ao seu blog, buscando mais e mais conteúdos relevantes para o seu dia-a-dia.

Além disso, quando você cria um conteúdo completo, de extrema qualidade, não consegue fazê-lo em dois ou três parágrafos.

Por isso será preciso aprofundar no assunto, formular suas próprias teorias e explicar diversos conceitos diferentes, só então você terá como aumentar o tráfego no seu site.

Ou seja, com conteúdo de qualidade você dirá adeus aos artigos de 300 palavras e passará a escrever verdadeiros e-books com 2 mil ou mais palavras, a fim de poder tratar de um assunto de maneira realmente relevante.

E a prova de que isso funciona está numa pesquisa realizada pela Quick Sprout (agência do Neil Patel, um dos maiores nomes em Marketing Digital no mundo)

Eles provam que mais de 70% dos conteúdos que estão na primeira página do Google possuem mais de 2 mil palavras.

Chegando nisso, pare um pouco e reflita como o Henrique, do viverdeblog.com me fez refletir:

      1.Qual foi o último artigo que você escreveu com mais de 2.000 palavras?

      2.Qual foi a última vez que alguém elogiou o seu trabalho?

      3.Ou qual foi a última vez que alguém escreveu para você dizendo que seu artigo praticamente mudou a vida de uma pessoa?

Quando sua resposta for positiva para, pelo menos duas destas três perguntas, acredite que finalmente terá criado um verdadeiro conteúdo de qualidade.

Mas, como fazer um conteúdo de qualidade?

Bem, primeiramente você precisa entender que o tamanho não é tudo.

Além de ser um artigo completo (e por isso extenso), ele precisa obedecer algumas regras básicas que facilitam a leitura.

A primeira destas regras é com relação aos parágrafos e quebras de linha.

Procure escrever um artigo que possua não mais de 04 linhas no mesmo parágrafo.

Na realidade, o ideal é algo entre 02 e 03 linhas por parágrafo. Afinal de contas, quando o texto está assim, ele fica mais fácil de ler e não se torna tão cansativo, pois o leitor vai “vencendo” parte após parte do conteúdo. Ao contrário disso, quando o parágrafo possui muitas linhas acaba se tornando cansativo, parece que nunca mais irá chegar ao fim, ou seja, parece que você está lendo um daqueles livros chatos que te obrigavam a ler na escola.

Viu como o parágrafo acima foi chatíssimo de se ler? A vontade do seu leitor foi a mesma que você teve: Abandonar o texto.

A segunda regra é com relação ao contraste do seu site. É de suma importância que as letras para leitura fiquem destacadas. Caso contrário, a leitura – outra vez – se tornará cansativa demais.

E a terceira e última regra está nos subtítulos, negritos, itálicos e listas. Estes itens quebram o texto em pedaços, tornando-o mais fácil de se absorver.

Então, na hora de criar um artigo coloque em negrito as palavras importantes, em itálicos aquelas possuem um significado interessante, e utilize subtítulos para separar o texto em partes como eu fiz com este artigo.

As listas também são muito importantes pois elas:

      ⇒ Facilitam a leitura;

      ⇒ Atiçam a curiosidade;

      ⇒ Fazem com que a pessoa continue lendo;

      ⇒ E todo mundo adora listas.

É importante que você associe todas essas técnicas para que o resultado seja positivo em relação a como aumentar o tráfego no seu site.

Então, é isso! Gostou do artigo?

Não esqueça de deixar seus comentários nos campos abaixo, este feedback é fundamental para que eu possa criar um conteúdo cada vez mais interessante para você!

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos No Facebook

Até Breve!!!

Jota.

Posso te Ajudar a Montar o Seu  Negócio Online. Não Perca  Essa Oportunidade. Pegue Seu Ebook Grátis!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *